notícia

Comissão Organizadora da Fenajeep e demais entidades discutem possibilidade de futuro da festa em Brusque

07/08/2018

Preocupada com a incerteza sobre o local de realização da XXVI Festa Nacional do Jeep – Fenajeep, a Comissão Organizadora do evento esteve reunida na tarde de segunda-feira, 6 de agosto, com o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle e demais secretários municipais.
O encontro também reuniu representantes de diversas entidades do município que enalteceram a importância que a Festa tem para a cidade de Brusque, bem como sobre o que a Prefeitura pode fazer para que o evento - considerado o maior do segmento off-road da América Latina, com potencial econômico e turísticos para a cidade -, não deixe de ser realizado no município.
Na oportunidade dois assuntos estiveram em pauta em relação ao futuro da Festa. O primeiro foi a solicitação da Comissão Organizadora à prefeitura para a locação do Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, de 19 a 23 de junho de 2019, para a realização da mesma.
Em relação ao assunto, a Comissão esclareceu que, assim como em 2018, novamente irá negociar parte do terreno local que já foi devolvido aos proprietários particulares, para que a Festa possa ser realizada no espaço todo, como nos anos anteriores.

Ampliação
Já o segundo pedido feito pela Comissão foi em relação à área de 17.653 m², que foi demarcada para a Fenajeep na localidade chamada ‘Vila Olímpica’ e que, pela dimensão do evento, não comporta todo o complexo necessário para a realização da Festa. A solicitação da Comissão feita à prefeitura foi para que a área destinada ao Brusque Jeep Clube no espaço possa ser revista e ampliada.
Ao longo da reunião a prefeitura de Brusque esclareceu que a proposta da Vila Olímpica foi iniciada em governos anteriores, de formação de um espaço voltado para eventos promovidos por diversas entidades no município. Entretanto, como alguns dos espaços não foram distribuídos de forma adequada para a realização de grandes eventos, agora há necessidade de rever o projeto com as entidades contempladas pelo local. “Esses espaços atendem uma grande quantidade de entidades, mas nem todas promovem eventos de dimensão tão grande, por exemplo, como a Fenajeep. A partir de agora vamos repensar essa situação em conjunto com essas entidades beneficiadas”, destacou o secretário.
Na oportunidade o presidente do Brusque Jeep Clube e da Comissão Organizadora da Fenajeep, Vilmar Walendowsky reforçou que para a realização da Fenajeep é necessário uma área equivalente a que há no Pavilhão, para realização da Festa. “Nossa intenção é que, se a área necessária for cedida, possamos construir um espaço para a realização da Fenajeep e diversos outros eventos do segmento off-road e de outros setores. Queremos montar uma estrutura fixa lá, e a ideia é utilizar esse espaço de acordo com as exigências da lei, para que também possa ser usado para outras entidades, para shows e demais atrações. Queremos trabalhar em prol do espaço que trará inúmeros benefícios para Brusque”, enfatizou na oportunidade.

Próximos passos
Com isso, uma nova reunião será convocada pela Prefeitura, com as demais entidades que inicialmente receberam a distribuição dos espaços na localidade, para que as áreas possam ser reavaliadas e seja discutida a possibilidade de um novo planejamento para o local. “A nossa intenção é ouvir as entidades envolvidas, em respeito à negociação feita com elas em governos anteriores. Não existe legislação sobre esse espaço ainda, mas queremos manter o que foi acordado na época. A partir do momento que essas entidades se manifestarem, demonstrarem interesse pelo espaço, aí sim podemos redistribuir adequadamente o local. Após a reunião com as entidades a ideia é realizar uma audiência pública também para levarmos para a comunidade de Brusque ter conhecimento da ideia da atual gestão para o espaço”, comentou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wiliam Molina.
“A Fenajeep tem uma grande importância para o município e a administração municipal quer a continuidade desse evento na cidade, e não mediremos esforços para que a mesma permaneça aqui”, garantiu Molina.

Apoio
Estiveram presentes na oportunidade: o presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque - CDL Brusque, Fabricio Zen; o diretor Executivo do Observatório Social de Brusque (OSBr), Evandro Gevaerd; o presidente do Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, Luis Felipe Zen Cherem e o secretário executivo da entidade, Sidnei Dematé; o vereador Sebastião Alexandre I. de Lima; o empresário Sandro Baran representando o Conselho de Turismo de Brusque; o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlösser, que no ato também representou o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sindivest).
Participaram ainda: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, João Beuting, e o diretor da pasta, Edemir Aguiar; a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann; e o diretor-geral de gabinete, Dirceu Marchiori.