notícia

Está oficialmente aberta a XXV Fenajeep

21/06/2018

Dezenas de autoridades de Brusque e região prestigiaram o protocolo de abertura da XXV Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), na tarde desta quinta-feira, 21 de junho. O evento antecedeu o lançamento do Salão Off-Road e a competição de Gaiola Cross, que já permitiu acelerar forte os motores na pista construída em frente ao Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, Santa Catarina.
“A Fenajeep já nasceu com um potencial muito maior do que era esperado. Na primeira edição, a KIA fez um lançamento nacional de seu novo jipe aqui. A programação encerrou mais rápido do que a gente imaginava e finalizamos o evento no domingo de manhã. Mas, no período da tarde ainda chegavam visitantes de Blumenau, Gaspar, Itajaí e Balneário Camboriú. Aprendemos que nosso evento merecia ser maior”, recorda o presidente da comissão organizadora da XXV Festa Nacional do Jeep, Vilmar (Negão) Walendowsky.
Segundo ele, nos primeiros anos o evento era realizado sempre no terceiro final de semana do mês de maio, até coincidir com o feriado de Corpus Christi. Desde então, a data entrou para o calendário off-road do Brasil mas, em 2018 precisou ser adiada por conta da greve dos caminhoneiros.
“Vivemos este momento atípico e, por isso, deixo um agradecimento especial aos expositores e pilotos que estão aqui e acreditaram nesta nova data. Alguns, no entanto, dizem que precisaram amarrar a gaiola na garagem porque é quinta-feira e ela queria fugir para correr na Fenajeep”, brinca Negão.
O presidente da comissão organizadora da XXV Fenajeep também agradeceu ao poder público e aos órgãos parceiros do evento, como as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra.
“Agradeço também o apoio desta comissão maravilhosa que durante um ano esteve reunida toda terça-feira para planejar o evento. Trabalhamos bastante, pegamos juntos, corremos atrás e o resultado poderá ser visto neste final de semana”, enfatiza Negão.


“Brusque é um dos lugares que o Brasil dá certo”

Foi esta afirmação que norteou o discurso do presidente da Santur e representante do Governo do Estado, Valdir Walendowsky. Para ele, o esforço em adequar uma nova data para a realização do evento em pouco mais de um mês após o adiamento, demonstra o potencial de organização da equipe envolvida no projeto.
“Aqui é um dos poucos lugares que o Brasil dá certo. Imagine este desafio de fazer a Fenajeep em uma data que não estava programada. Mas a equipe acreditou na possibilidade e hoje estamos aqui, comemorando mais uma edição do evento”, observa Walendowsky.
Segundo ele, o Turismo tem um impacto significativo na economia do Estado e boa parte disso é atribuído à realização de eventos como a Fenajeep. “Esta comunhão entre entidades e a parceria entre a iniciativa pública e privada é o segredo do sucesso. Este é o espírito de integração de Santa Catarina. O Governo Estadual fica gratificado com esta demonstração de competência de Brusque e espera estar aqui nos próximos 25 anos para comemorar o Jubileu de Ouro”, acrescenta.
O prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, também enfatizou a luta que a comissão organizadora da Fenajeep enfrentou para viabilizar o evento em 2018. “É um motivo de alegria e satisfação para a cidade, porque a Fenajeep movimenta a economia e dissemina o conhecimento do nosso município, Berço da Fiação Catarinense, para toda a América Latina”, destaca.