notícia

REIKO/Trilha SC conquista seu oitavo título no Transcatarina pela categoria Master

18/07/2017

REIKO/Trilha SC conquista seu oitavo título no Transcatarina pela categoria Master

Entre os dias 11 e 15 de julho foi realizada a 9ª edição do Transcatarina. A competição, que conta com rally de regularidade e categorias destinadas a passeio e aventura, reuniu cerca de 250 carros e movimentou 800 pessoas entre as cidades de Fraiburgo e Itajaí. Após 700 quilômetros percorridos e pernoites em Canoinhas e Rio Negrinho a equipe REIKO/Trilha SC conquistou seu oitavo título no Transcatarina pela categoria Master com o piloto Marnes Alexandre Floriani, de Rio Negrinho, e o navegador Cristian Mueller, de São Bento do Sul.

A equipe ainda recheou o pódio da classificação geral da categoria Master, ficando de fora apenas do segundo lugar e com direito a duas duplas tricampeãs ocupando a terceira e a quarta colocações. O piloto Flávio Roberto Kath, de Blumenau, e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque, que venceram a competição no ano passado, ficaram em terceiro. A dupla de São José formada por pai e filho, o piloto Oscar Schmidt e o navegador Gustavo Schmidt, respectivamente, acabaram em quarto, e o piloto Eduardo Moser, de Gaspar, e o navegador Idali Bosse, de Corupá, fecharam o pódio em quinto lugar.

A dupla campeã da Master garantiu o resultado já nos primeiros dias, conquistando um primeiro lugar no prólogo e repetindo a colocação nos dois primeiros dias de prova. “O terceiro e último dia foi extremamente técnico e difícil, com muitos laços, balaios e pega bobos. Não andamos como queríamos, nos perdemos e acabamos nos atrasando e deixando de ganhar muitos pontos, mas no geral os resultados conquistados nos dois primeiros dias nos garantiram o título”, conta o navegador campeão.

Marnes e Cristian ganharam pela primeira vez uma edição do Transcatarina. O piloto campeão salientou as várias mudanças de piso durante a prova. “O trecho desde Fraiburgo até Itajaí teve muita mudança de piso, às vezes muito liso, seco, com pedra, grama, palha de pinos e areia no final”, destaca. Marnes também aproveitou para ressaltar a importância do sentimento de família e de amizade que o evento proporciona a quem participa. “Eu sempre fico muito contente quando um amigo meu ganha e esse ano tivemos a felicidade de ver os nossos amigos nos prestigiando. Foi um Transcatarina sensacional, pegado do início ao fim. Esse título não é só meu e do meu navegador, é da equipe. Na categoria Master, todos tinham condições de serem campeões”, comenta.

A REIKO/Trilha SC ainda aproveitou o pódio recheado pela equipe e fez uma homenagem ao amigo Arno José de Melo, o Bigode, que morreu neste ano. O primeiro lugar conquistado por Marnes e Cristian foi dedicado a ele. “Seu Arno sempre estava junto com a gente”, destaca o navegador Gustavo Schmidt.

O Transcatarina é dividido nas categorias Master, Graduados, Turismo, Passeio, Passeio Radical, Adventure e Amigos do Rally. Em 2018, o evento chegará a sua 10º edição. Pela categoria Master, a REIKO/Trilha SC só não ganhou no ano de 2015, quando foi vice-campeã. A realização da competição é da SC Racing e a supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc).