notícia

Arcanjo do Corpo de Bombeiros proporciona mais segurança durante a Fenajeep

21/06/2017

No último sábado, 17 de junho, durante a XXIV Fenajeep, o helicóptero Arcanjo 03, pertencente ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, esteve presente no evento, garantindo mais segurança de quem passou pelo local.
“Há alguns anos nós recebemos esta solicitação da comissão organizadora e quando assumi o comando, em 2013, nós começamos o trabalho de prevenção com a nave Arcanjo. Sempre no sábado, quando Brusque recebe mais visitantes e pode haver acidente de trânsito e outras intercorrências.Também é um dia de rally e dos passeios Radical e Expedition. Pode haver acidente em um local de difícil acesso e a presença da aeronave garante mais segurança dos participantes em ser atendidos com mais rapidez”, explica o Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Tenente Hugo Manfrin.
Segundo ele, até 2015 o Corpo de Bombeiros do Estado contava apenas com um helicóptero e a base era Florianópolis. Blumenau, então, recebeu uma aeronave e o atendimento do Vale se tornou mais eficiente. “Hoje o tempo de vôo de Blumenau até Brusque, como em outras cidades da região, é de 12 minutos. Ainda que o helicóptero esteja em Brusque, o tempo de deslocamento para outro município é o mesmo. Estamos aptos para atender qualquer ocorrência na região”, garante o comandante.
Nesta edição da Fenajeep não foi registrada nenhuma ocorrência nos cinco dias de evento. Mas a presença do Arcanjo em Brusque no sábado permitiu o atendimento a um acidente de trânsito no Bairro Poço Fundo, que não estava relacionado ao evento. “Conseguimos atender o acidente com um tempo de resposta muito bom, cerca de três ou quatro minutos. Fica aqui a nossa satisfação de ter participado da XXIV Fenajeep que é um sucesso e leva o nome de Brusque para toda a América do Sul”, afirma o comandante.
Para o presidente da comissão organizadora da Fenajeep, Vilmar Walendowsky, mais conhecido como Negão, a presença do Arcanjo durante o sábado no evento sempre é importante. “Porque é o dia no qual se reúne o maior número de veículos participantes. O Rally vai para trilhas, o passeio Radical passa por um trajeto mais pesado e o passeio Expedition busca estradas de barros, vias terciárias. Então a presença do Arcanjo nos dá mais segurança. Caso um acidente aconteça, eles estarão lá mais rápido para socorrer”, enfatiza Negão.